Licenciamento 2019 AL: Valor, Tabela, Consulta

Certamente, os bens de consumo mais tributados no Brasil são os veículos automotores, os quais, além de taxados por tarifas regionais, são acometidos por impostos de âmbito nacional, que são o IPVA, o DPAVT e o Licenciamento 2019 AL.

Este último, em especial, é um dos que mais suscitam dúvidas nos motoristas, apesar de ser substancial. É pensando nisso que hoje iremos escrutinar alguns dos principais pontos a respeito dessa taxa, sobretudo aqueles que se restringem ao licenciamento do Estado de Alagoas. Venha conosco para saber mais!

Licenciamento 2019 AL
Licenciamento 2019 AL: Alagoas

Licenciamento 2019 AL

O licenciamento é um tributo que se pontua por ser obrigatório em todo o território brasileiro, sendo indispensável à legalização dos automóveis registrados no país. Isto porque é a partir do pagamento dessa taxa que os motoristas poderão emitir o seu CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), um documento que poderá ser exigido a qualquer momento e que pode, caso irregular, gerar diversas multas.

Você pode conferir também sobre o Licenciamento em outros estados do Nordeste:

Valor do Licenciamento 2019 AL

Presume-se que, para 2019, o governo de Alagoas continue a cobrar cerca de R$100,00 pelo licenciamento, uma quantia bem módica quando em comparação aos preços usuais dos demais impostos. No entanto, cabe alertar que esse custo pode se elevar consideravelmente, na hipótese de o contribuinte atrasar o seu pagamento, o que faz indispensável a quitação da taxa dentro do prazo estipulado.

Pagamento Licenciamento 2019 AL – data

Quem mora em Alagoas e tem um veículo registrado no estado deverá ter atenção quanto à data-limite para o pagamento do licenciamento de sua moto ou de seu carro, visto que esta se altera conforme a placa do automóvel. Os indivíduos que têm veículos com numeração concluída em 5 ou 6, como exemplo, poderão pagar a tarifa até o último dia de abril, enquanto os que possuem placas terminadas em 9 ou 0 terão até junho para quitar o imposto.

Tabela do Licenciamento 2019 AL

A Sefaz-AL (Secretaria de Estado da Fazenda) disponibilizou, ainda no final de 2017, o calendário com os vencimentos do IPVA e do licenciamento 2019, o qual ainda traz, além destas datas, até quando cada contribuinte poderá solicitar a emissão do seu CRLV, como pode ser visto a seguir.

Consulta ao Licenciamento 2019 AL

A fim de consultar o licenciamento de um veículo ou para gerar o boleto do mesmo, necessita-se somente de um computador com internet. Tendo isso, basta que a pessoa:

  • Acesse este link, caso queira verificar os pagamentos do imposto, ou este, caso queira gerá-lo;
  • Preencha o questionário que será solicitado;
  • Clique em “consultar” ou em “emitir”.

IPVA 2019 AL

A Sefaz-AL também tornou públicos os dados referentes ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Automotores) de 2019, o qual já pode, inclusive, ser consultado e gerado no site da secretaria.

Algo bastante interessante sobre o tributo deste ano é a redução de quase 4% no seu valor, uma alteração extremamente positiva para os motoristas, especialmente ao se considerar os altos preços que o IPVA normalmente atinge. Ademais, outro aspecto conveniente sobre o imposto é o de que ele poderá ser dividido em até 06 vezes, contanto que as parcelas não sejam inferiores a R$100,00.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *