Licenciamento 2019 PI: Valor, Tabela, Consulta

Para que uma pessoa tenha um veículo conforme determina a lei, além manter a sua carteira de habilitação (CNH) em dias, ela deverá se responsabilizar e quitar os impostos que incidem sobre o automóvel. Dessas tarifas, uma das elementares é o Licenciamento 2019 PI, o qual se pontua por ser obrigatória em todo território nacional.

Almejando sanar os principais equívocos que possam surgir, ao decorrer deste artigo serão detalhadas as características mais relevantes desse tributo, principalmente as que concernem ao licenciamento do Piauí. Venha com a gente e sane todas as suas dúvidas!

Licenciamento 2019 PI
Licenciamento 2019 PI: Piauí

Licenciamento 2019 PI

O licenciamento se caracteriza, por ser – junto ao IPVA e ao DPVAT – um dos impostos indispensáveis à regularização de um automóvel. Sem a quitação dessa taxa, o motorista fica impossibilitado de emitir o seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRVL), o qual, quando em irregularidade, pode suscitar em penalizações financeiras e em pontos na CNH.

Confira também sobre:

Valor do Licenciamento 2019 PI

O valor do licenciamento costuma variar de estado para estado, já que cada distrito tem autonomia para definir os critérios que adotará. Para o Piauí, acredita-se que esse tributo gire em torno de R$100,00, como tem acontecido durante os últimos anos.

Obs.: cabe salientar que, embora o preço desse imposto seja bastante módico, o atraso na sua quitação ou o acúmulo de licenciamentos ao decorrer dos anos poderá gerar uma enorme dívida. Assim, é de extrema importância que o contribuinte mantenha os seus pagamentos em dias, a fim de evitar esta e outras situações inconvenientes.

Pagamento do Licenciamento 2019 PI – Data

Os proprietários de automóveis que residem no Piauí deverão ter atenção quanto ao dia de vencimento do seu licenciamento 2019, já que este é definido de acordo com o último número da placa do veículo. Os motoristas que possuírem um auto com sequência terminada em 1, por exemplo, deverão ter pagado o tributo até o final de janeiro, à medida que as pessoas com carros ou motos de placas terminadas em 0 terão até 31 de outubro para saldar a tarifa.

Tabela de Licenciamento 2019 PI

A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) já disponibilizou a tabela de licenciamento para o ano de 2019. Esta determinou que os pagamentos do imposto se iniciassem logo no primeiro mês do ano e se finalizassem em outubro, como pode ser verificado abaixo.

Consulta Licenciamento 2019 PI

Para consultar o licenciamento de 2019 e emitir o boleto de pagamento do imposto é bastante simples, sendo preciso apenas que o contribuinte:

  • Entre na página do Detran-PI, ao clicar aqui;
  • Clique em “emissão de licenciamento”;
  • Informe os dados solicitados;
  • Autentique o seu acesso, indicando o captcha requerido;
  • Clique em “consultar”.

IPVA 2019 PI

A Sefaz também liberou, ainda no ano passado, os dados referentes ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do ano de 2019, os quais já podem ser consultados através da plataforma do Detran.

Do que foi divulgado, vale adiantar que o estado manteve alíquotas que variam de 1% a 2,5%, além de ter conservado a possibilidade de parcelar o imposto em até 3 vezes.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *