Licenciamento 2019 TO: Valor, Tabela, Consulta

Sem dúvidas, os automóveis correspondem a um dos bens de consumo mais tributados no Brasil. Sobre eles, por exemplo, incidem, além de impostos regionais, taxas nacionais, tais como o IPVA, o DPVAT e o Licenciamento 2019 TO.

Destas tarifas, a última é uma das que ainda geram várias dúvidas nos motoristas. É visualizando isso que, durante este texto, vamos expor as principais peculiaridades do licenciamento, especialmente as que se restringem ao Estado do Tocantins. Venha conosco e saiba mais!

Licenciamento 2019 TO
Licenciamento 2019 TO: Tocantins

Licenciamento 2019 TO

O licenciamento se caracteriza, principalmente, por ser o único a possibilitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL), o qual é inevitável à regularização de quaisquer automóveis. Caso um motorista seja flagrado sem esse documento, por exemplo, além de multas e pontos na carteira, ele pode até mesmo ter o seu veículo apreendido.

Licenciamento 2019 MG;
→ Licenciamento 2019 PR;
→ Licenciamento 2019 SP.

Valor do Licenciamento 2019 TO

O Governo do Tocantins já disponibilizou o preço a ser cobrado para o licenciamento de 2019, o qual representa um dos valores mais acessíveis do país, custando apenas R$64,18. Contudo, é importante alertar que essa taxa pode aumentar de maneira considerável, na hipótese de a mesma não ser paga durante o limite instituído.

Pagamento do Licenciamento 2019 TO – Data

Como de praxe, a Sefaz-TO (Secretaria da Fazenda) anunciou que o vencimento do licenciamento de 2019 ocorrerá conforme a terminação da placa dos automóveis. Desse modo, os contribuintes que possuírem um veículo com numeração concluída em 1 ou 2, por exemplo, poderão pagar o imposto até 15 de maio, ao passo em que as pessoas com automóvel de final 0 ou 9 terão até o dia 17 de setembro para quitar a taxa.

Tabela do Licenciamento 2019 TO

Em Tocantins, como é emitida apenas uma guia de pagamento para o licenciamento e para o seguro obrigatório, o estado divulgou somente um calendário para ambos os impostos, o qual determina que os pagamentos se iniciem em maio e se finalizem logo em setembro, como mostra a tabela a seguir.

Consulta Licenciamento 2019 TO

A fim de tornar os seus procedimentos mais cômodos e simples, o Detran-TO passou a permitir que os contribuintes emitam e consultem o licenciamento de seu veículo por meio da internet. Para isso, o indivíduo deverá:

  • Acessar o portal da Sefaz-TO, por meio deste link;
  • Clicar em “IPVA 2019” – esta opção está disponível na aba direita da página;
  • Clicar em “licenciamento”;
  • Clicar em “emissão do licenciamento anual”;
  • Informar a placa e o RENAVAM de seu automóvel;
  • Clicar em “consultar”.

IPVA 2019 TO

Dentre as regras que a Sefaz determino para o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deste ano, a mais relevante é de que as alíquotas cobradas poderão variar de 1% a 3%, a depender da categoria do veículo. Ademais, outro aspecto importante é que os contribuintes poderão dividir o valor do imposto em até 04 vezes, além de terem direito a um desconto de 10% sobre a quantia final do tributo, caso paguem-no adiantado e em apenas uma parcela.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *